AGROPECUÁRIA CONCURSOS COTIDIANO CULTURA ECONOMIA EDUCAÇÃO ESPORTE EVENTOS JUSTIÇA MEIO AMBIENTE POLÍCIA POLÍTICA REGIÃO SAÚDE SOCIEDADE
 
03/06/2019
MEIO AMBIENTE
Programa “Juntos pelo Araguaia” é apresentado em Caiapônia

#
 
 

COMPARTILHAR  

Aconteceu na noite desta sexta-feira (31) no Sindicato Rural de Caiapônia a apresentação do programa “Juntos pelo Araguaia”, ocasião em que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Faeg apresentaram detalhes do projeto.

O programa “Juntos pelo Araguaia” pretende recuperar nascentes e áreas de preservação permanentes da bacia do rio Araguaia. A realização do projeto é do Governo de Goiás, em parceria com os Governos Federal e de Mato Grosso. O programa será lançado no dia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente.

Andréa Vulcanis, Secretária de Estado de Meio Ambiente, esteve presente na apresentação em Caiapônia. Segundo ela, a degradação do solo e o desmatamento estão enviando sedimentos para os rios, o programa visa essa restauração: “O objetivo é a promoção da recuperação do rio Araguaia a partir das suas cabeceiras, a ideia é que possamos fazer a intervenções de duas naturezas, o replantio de áreas degradadas e o manejo de solo”, afirmou a Secretária.

O programa pretende recuperar as nascentes da bacia do rio Araguaia em 15 municípios de Goiás e 12 do Mato Grosso: “A ideia é que haja a intervenção nas cabeceiras do rio [Araguaia] nos dois estados, é importante entender que uma recuperação ambiental precisa acontecer na bacia hidrográfica, então a partir da conformação do terreno todos os rios que correm para o Araguaia serão trabalhados nessa perspectiva, iniciando em Mineiros até Aragarças”, concluiu Andréa.

Ailton José Vilela, presidente do Sindicato Rural de Caiapônia elogiou o programa de recuperação do Araguaia: “Eu não tinha visto um projeto tão especial como esse, o Araguaia é um rio que está sendo bastante degradado, nada melhor do quê começar a tratar o Araguaia pelas nascentes. Apesar do rio Araguaia não banhar o nosso município, Caiapônia é um dos municípios que têm mais nascentes que abastecem o rio Araguaia”, disse o presidente.

 

 

 


Últimas Notícias
 
Acaba nesta sexta-feira o prazo para trabalhadores sacarem o PIS
 
Polícia prende terceiro suspeito de envolvimento com latrocínio em Caiapônia
 
Inscrições para o FECAPOC começam em 1º de julho

© 2018. Todos direitos reservados a Folha de Caiapônia. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.