CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
23/02/2022 | ARTIGOS & OPINIÃO
Malhar ou treinar? A importância do planejamento!
Malhar ou treinar? A importância do planejamento!

 
COMPARTILHAR
Por: SILVIA FRADE  
Professora de educação física, pós-graduada em bases fisiológicas do treinamento personalizado.
É muito comum as pessoas dizerem que vão “malhar” quando vão praticar exercícios. Você já parou pra pensar se esse termo está correto? No dicionário o significado da palavra malhar está escrito: “Bater com malho, martelo ou instrumento parecido em uma chapa metálica. Isso me faz lembrar a expressão: “malhar o Judas, bater no Judas.” O significado de treinar é “Tornar hábil, tornar capaz por meio de instrução, disciplina ou exercício”, ou seja, o ato de treinar está relacionado a repetição, repetir uma ação, isso é treinamento. E a prática de exercício nada mais é que a repetição de movimentos.

Por isso quando nos referimos a prática de exercícios o termo correto a se dizer é treinar e não malhar. Todo treino deve ser algo planejado! Precisa ter método, e ter método é realizar a devida progressão de acordo com a realidade de cada pessoa. Isso é planejamento! O treino precisa ser planejado!

Quando não planejamos a prática de exercícios, estamos correndo o risco de não atingir o nosso objetivo, porque um dia ou outro poderá acontecer qualquer imprevisto e se você não tem planejado o que tem que fazer para alcançar aquilo que deseja, você vai deixar para depois, e quando você deixa pra treinar depois você pode criar aquela falsa ilusão de recuperar o tempo perdido no próximo dia de treino e se você praticar exercícios com a intensidade além do que o seu corpo está habituado a resposta fisiológica do seu corpo é ficar mais dolorido do que o normal e o tempo de descanso entre os dias de exercícios terá que ser maior do que você teria que ter se estivesse treinando de forma constante e planejada. Isso significa que quando você não se planeja, o seu resultado será comprometido.

Não adianta praticar exercícios de forma aleatória e achar que essa prática te dará resultados extraordinários. O seu resultado é diretamente proporcional ao seu nível de esforço. Por isso a importância da prática de exercícios seja orientada por um profissional de Educação Física, porque somente o verdadeiro profissional de Educação Física vai considerar o seu nível de aptidão física, o seu histórico de saúde, o seu peso, as suas capacidades funcionais, se você tem alguma limitação, será considerado o seu objetivo, a sua disponibilidade de tempo e dias para treinar, isso significa que o seu planejamento de treinos será adequado a sua realidade.

Quando você faz exercícios de forma aleatória e não considera os fatores que citei, você está correndo o risco de não alcançar os seus resultados desejados e se frustrar, fora que poderá até se lesionar. Fique atento(a) quando for praticar exercícios. Exercício Físico é coisa séria, você está lidando com a sua saúde!

 

 

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUEM SOMOS|POLÍTICA DE PRIVACIDADE|ANUNCIE|FALE CONOSCO

© 2020. Todos direitos reservados a Folha de Caiapônia
© 2020. Todos direitos reservados a Folha de Caiapônia